o-que-e-autoinfluencia

O que é Autoinfluência?

Autoinfluência. Demorei pra pensar nesse termo e quando pensei, percebi que ele resume em uma palavra muitas outras coisas que eu sempre estudei e apliquei ao longo da minha vida.

Coisas como motivação, desenvolvimento pessoal, poder da mente, meditação. Tudo isso e vários outros termos que você encontra quando pesquisa sobre o tema desenvolvimento pessoal podem ser contemplados no termo autoinfluência.

Como pesquisador, fui procurar o tema autoinfluência na internet. Achei artigos em sites relacionados a poder mental e desenvolvimento pessoal, mas procurando pelo significado da palavra em dicionários, nada achei. Provavelmente porque a palavra é de fato uma junção do prefixo AUTO + o substantivo INFLUÊNCIA. Fica fácil inferior que autoinfluência é a influência que você exerce sobre si mesmo.

Se você não leu o artigo "O que é Influência?", recomendo que o leia na íntegra clicando aqui. Contudo, segue a definição abaixo:

Influência é o poder de modificar alguém ou alguma coisa.

Sendo assim,

Autoinfluência é o poder de modificar a si mesmo.

Autoinfluência é a chave do desenvolvimento pessoal

Voltando no que eu escrevi acima, quando disse que coisas como motivação, desenvolvimento pessoal, poder da mente e meditação estavam inclusas no termo autoinfluência, analise comigo:

Uma das maneiras de se motivar para fazer exercícios, por exemplo, é ouvir uma música bem agitada. O vídeo abaixo foi produzido e colocado no YouTube para cumprir esse propósito:

Então vejamos: você coloca uma música que vai mexer com seus sentimentos de maneira que você fique com vontade de fazer exercícios. Isso é você se influenciando. Autoinfluência pura e simples.

Repetindo: autoinfluência é o poder de modificar a si mesmo.

Em relação a desenvolvimento pessoal, existem várias técnicas e métodos pra levar você, por exemplo, a ter mais sucesso na vida, ter melhores relacionamentos, ser mais feliz, enfim! E todas essas técnicas em geral partem do princípio de que você não deve pensar em mudar o que está fora, mas deve começar mudando o que está dentro, ou seja, mudar a si próprio.

Existe até aquela história do pai que estava ocupado demais para brincar com o filho, e querendo distrair o garoto enquanto terminava suas atividades de trabalho, deu ao menino um recorte de jornal onde havia a figura do mapa-mundi. O pai recortou o mapa em vários pedaços e disse ao garoto que o montasse de volta, como num quebra-cabeças.

O pai fez isso e continuou com seus afazeres, crente de que o garoto iria demorar um bom tempo pra remontar o mapa do mundo recortado.

Alguns poucos minutos depois o garoto foi até o pai e disse: "Pronto!"

O pai, espantado ao ver o mapa do mundo perfeitamente montado em poucos minutos, disse: "Nossa, filho! Parabéns! Não sabia que você estava tão bem assim em geografia!" E o garoto então explicou: "Não, pai. É que do outro lado da figura do mapa, tinha a figura de um homem. Então em vez de montar o mundo, que estava muito difícil, eu montei o homem!"

Moral da história: para modificar o mundo, comece modificando você mesmo. Essa é a moral de grande parte dos métodos de desenvolvimento pessoal existentes.

Trocando em miúdos: os métodos de desenvolvimento pessoal ensinam que você deve modificar a si mesmo para ser mais produtivo, mais feliz e mais realizado. Ou seja, você deve exercer poder sobre si mesmo para se modificar: Isso é AUTOINFLUÊNCIA!

Você Já Pratica a Autoinfluência Todos os Dias!

Quer você se dê conta disso ou não, todos os dias, assim como você é influenciado por tudo a sua volta, você é influenciado por você mesmo. E não se engane: você é influenciado muito mais por você do que pelos outros!

Pense comigo aqui por alguns instantes. Pense num dia em que alguém te incomodou profundamente. Talvez essa pessoa tenha te criticado. Talvez tenha te tratado de maneira desrespeitosa. Pode ser ainda que tenha insultado alguém da sua família, ou maltratado de alguma forma. Ou simplesmente pode ter sido uma pessoa que você nem conhecia. O caixa da padaria que foi rude com você ao dizer que a maquininha de cartão não estava funcionando. Enfim.

No seu cotidiano várias situações podem acontecer (e acontecem) em que uma pessoa deixa você irritado, bravo, fora do sério mesmo. Isso é a influência em ação, ou seja, o poder que as pessoas e o próprio meio em que você vive têm de modificar você.

Mas veja, o poder de outras pessoas influenciarem seu humor, tirarem sua paz, esse poder é controlado por você mesmo. Você é quem vai fazer com que aquele insulto que recebeu durante o dia acompanhe você por toda a noite ou que vá embora imediatamente.

Tem uma expressão que eu odeio, até pelo jeito que ela soa: "ficar remoendo".

Ficar remoendo é a falta de habilidade de deixar pra lá, de superar e seguir em frente. Alguém que fica remoendo é o típico exemplo do que eu estou dizendo aqui. Se você tem o hábito de ficar remoendo as coisas ruins ou desagradáveis que acontecem com você, saiba que aos pouquinhos isso está acabando com a sua vida. Literalmente. Até a sua saúde sofre, e há inúmeras pesquisas que provam isso.

Aqui no andregibran.com meu objetivo é ensinar você a usar o poder da influência para viver melhor, e acredito que um bom influenciador é aquele que, em primeiro lugar, sabe se autoinfluenciar para viver melhor e mais feliz.

Acompanhe meus vídeos no Instagram (clique aqui) falando sobre autoinfluência. E se inscreva no meu canal do YouTube (clique aqui) para acompanhar vídeos com duração maior do que os do Instagram.

E aproveite pra curtir e acompanhar as novidades também pelo Facebook (clique aqui).

Grande abraço!

Follow

About the Author

Multi-Empreendedor Digital desde 2013, apaixonado em ajudar através da internet, servo de Deus, viciado em progresso e positividade. Há muito tempo percebi o poder da comunicação, e desde os 14 anos leio e aprendo sobre esse assunto, e agora compartilho aqui com carinho pra você!

>