Comunicação Integral - O que é isso?

By André Gibran | Comunicação

comunicacao-integral-persuasao-e-influencia.

​Ter sucesso na vida, eliminar 90% das brigas em relacionamentos afetivos, acabar com discórdias na sua família, entender-se bem com amigos pessoais e do trabalho, ter uma personalidade irresistível, tudo isso é o que a Comunicação Integral pode fazer por você!

​O que é Comunicação Integral?

Comunicação Integral é a nova comunicação, aquela que você não aprende na escola. Aquela que seus pais não te ensinam e que você só vai ter contato se algum dia na vida fez um curso de vendas ou de marketing.

E mesmo assim, o contato vai ser bem superficial, porque Comunicação Integral não é apenas vender ou convencer alguém a comprar alguma coisa. Vai muito alem disso.

​Vou te dar um exemplo prático:

Vamos supor que um amigo convidou você pra uma festa onde você não conhece ninguém. Ninguémzinho mesmo. Zero. Mas você não pode recusar. Ele ​é seu amigo, e te pediu encarecidamente pra que fosse com ele. Você vai e ​já está decidido.

​A gente sabe como é participar de festas onde a gente não conhece ninguém. Não é fácil. A gente se sente deslocado, não sabe com quem conversar. Como você vai reagir numa situação dessas depende muito da sua personalidade, mas em geral rola um certo frio na barriga.

​Enfim, lá está você! Na festa com seu amigo! E de repente ele vai conversar com um conhecido e te deixa sozinho.

homem-correndo-comunicaco

​Nessa situação, suas habilidades de comunicação serão testadas! Tudo o que você aprendeu na vida sobre como se relacionar com as pessoas vai entrar em ação, fazendo com que você se aproxime das pessoas ou se esconda no banheiro!

​Se você tem facilidade nessas situações, vai se chegar a alguém ou a alguma rodinha de pessoas e começar a ouvir e participar da conversa. Isso é o que você aprendeu como sendo o certo a se fazer.

Ok. Contudo, se você for ​praticante da ciência da Comunicação ​Integral, você não será só mais uma pessoa normal tentando se enturmar pra não ficar largado na festa. Vou te explicar como seria...

​Como praticante da Comunicação Integral você saberia exatamente o que fazer pra tirar dessa festa o melhor proveito. Você saberia analisar as pessoas pela sua linguagem não-verbal, identificar rapidamente um grupo com o qual queira conversar e então partir pra ação. Você saberia muitas formas de se achegar a um grupo de pessoas e ser bem aceito.

​Uma vez no grupo, você saberia ouvir com atenção, fazer intervenções inteligentes e bem-humoradas e causar uma primeira impressão fantástica em quem tiver a sorte de participar desse grupo onde você esta.

como-fazer-as-pessoas-gostarem-de-mim

​As pessoas vão ter vontade de aprofundar o relacionamento com você. Vão querer que você de alguma maneira faça parte da vida delas porque você inspira coisas boas nelas mesmas. Você se torna uma pessoa carismática, inspiradora, confiável e motivante. É muito bom estar perto de você!

​Mas eu já sei me comunicar. Qual a diferença da Comunicação Integral?

​A comunicação que você aprende e pratica normalmente na sua vida pode até ser boa. De repente você até se considera uma pessoa carismática. Mas será que você foi treinado pra identificar, por exemplo, de qual das 6 necessidades humanas uma pessoa está carente ao contar abertamente sobre seus problemas pessoais numa rodinha de desconhecidos?

Será que você sabe dizer com 100% de certeza se alguém está gostando sinceramente da proposta comercial que você esta fazendo ou se está só fingindo com sorrisos falsos? Será que você entende o modelo de comunicação de 3 pontos, modelo esse que faz com que alguém te trate a sorrisos num dia e completamente carrancudo no dia seguinte?

A grande diferença da comunicação convencional para a Comunicação Integral é a habilidade de observar, identificar necessidades reais e agir para alcançar o objetivo que você estabeleceu para aquela comunicação especifica.

​Exemplo prático:

​Vamos supor que você está trabalhando numa empresa já ​há algum tempo e está querendo uma promoção. Você sente que chegou a hora de falar sobre isso com o seu chefe, e tem medo que outra pessoa tome o seu lugar.

​Pois bem, vamos fazer isso primeiro usando a comunicação convencional que você aprendeu ao longo da sua vida...

​O bom senso vai mandar que você se achegue a seu chefe pra falar sobre isso num dia em que ele estiver de bom humor, certo? E você vai esperar esse dia. E finalmente quando esse dia chegar você vai até a sala dele pra conversar.

​Assim que entrar você vai dizer a ele todas as razões que fazem de você o candidato ideal àquela promoção. Vai falar um pouco sobre os cursos que você tem feito, vai relembrar os resultados positivos que você tem apresentado nos últimos anos na empresa e vai se colocar à disposição para se esforçar e trabalhar mais do que qualquer outra pessoa pra estar à altura do novo cargo.

​Então seu chefe lhe prometerá pensar assunto e você sairá da sala dele sem saber bem o que ​vai acontecer.

comunicacao-poderosa-pedindo-aumento

​Agora vamos à abordagem da Comunicação ​Integral...

Você quer essa promoção e sabe que ela vai ser sua. Você estudou a analisou seu chefe nas últimas semanas e conhece bem a personalidade dele. Sabe exatamente os traços que ele valoriza em alguém.

​Você andou reparando nas linguagem verbal e não-verbal dele, viu e observou-o conversando com as pessoas diariamente. Sabe como é a relação dele tanto com os colaboradores quanto com os superiores.

​Você já sabe agora quais os desejos dele, quais os objetivos dele na empresa. Já sabe se gosta ou não do que faz e já sabe exatamente o que ele procura no funcionário que vai ficar com aquela promoção. 
Você conhece os níveis de necessidade que ele tem de cada uma das 6 necessidades humanas e mais do que isso, sabe como suprir boa parte dessas necessidades através daquilo que vai conversar com ele.

​Quando você for conversar com ele, já terá feito um rascunho do que falar e como falar. E pronto! A vaga é sua!

criminal-minds-analise-de-comportamento-e-comunicacao-x

Equipe de Criminal Minds, série americana que mostra uma equipe do FBI especializada em Análise Comportamental. A análise de comportamento é componente fundamental da Comunicação Integral.

​Eu dei um exemplo de alguém que quer uma promoção numa empresa, mas a Comunicação ​Integral se aplica a TODAS as situações da vida: relacionamentos amorosos e familiares, amizades, vendas, eventos sociais...

​Esteja você numa reunião de negócios ou ​barganhando um desconto com um vendedor, a Comunicação ​Integral te dá superpoderes de observação e ação a partir daí, tornando possível transformar o que você quer em realidade!

​Resumo do Conceito de Comunicação ​Integral

Comunicação ​Integral é a ciência da observação, dedução e ação aplicada ao comportamento humano, que faz com que você se torne uma pessoa carismática, querida, persuasiva e influente.

​São habilidades, ou melhor, superpoderes mesmo, que fazem com que as pessoas prestem atenção ao que você diz e mudem o próprio comportamento pra fazer aquilo que você está sugerindo, porque sabem e confiam que é o melhor pra elas também.

​Como faço pra aprender Comunicação ​Integral?

​Aqui no site andregibran.com e também no canal do YouTube você encontra conteúdo sobre isso. Caso precise de ajuda especifica em alguma situação, entre em contato comigo pelo e-mail contato@andregibran.com.

​Você também pode começar a estudar por conta própria os seguintes assuntos:

  • ​Linguagem Corporal
  • Micro-Expressões Faciais
  • Comunicação Não-Violenta
  • Persuasão
  • Vendas
  • Neuromarketing
  • Psicologia Econômica
  • Análise Comportamental

​Tenha certeza de uma coisa: estudar e se aprimorar na ciência da Comunicação ​Integral muda completamente a sua vida!

​Grande abraço!!!

Follow

About the Author

Multi-Empreendedor Digital desde 2013, apaixonado em ajudar através da internet, servo de Deus, viciado em progresso e positividade. Há muito tempo percebi o poder da comunicação e das estratégias para o sucesso. Desde os 14 anos (faz teeeeempo mesmo) leio e aprendo sobre esses assuntos, e agora compartilho aqui com carinho com você!

  • Thalita Monteiro disse:

    Adorei e gostaria de aprender muito mais sobre o assunto comunicação integral.

  • >