O que é influência?

By André Gibran | Persuasão | Influência

o que é influência

O que é influência? O que significa essa palavra?

Pra entender bem, imagine o seguinte: você acorda um dia de bem com a vida, toma um banho e vai pro trabalho. Antes de chegar lá, porém, você se lembra de que esqueceu seu carregador de celular em casa e resolve entrar numa banca de jornal pra ver se acha um baratinho. Quando você entra, dá um belo “bom dia!!!” pra menina que trabalha lá! E fica sem resposta …

Como você se sente? Com certeza não muito bem, né. Você foi ignorado. E a situação piora se você insistir, der outro “bom dia!!!”, e a pessoa nada! Aí pronto! 

Você percebeu a influência nessa situação? Você estava num estado mental super bacana, e o fato de ser ignorado faz você ficar com raiva, pelo menos naquele momento. Ou seja: seus sentimentos foram influenciados por uma desconhecida que está infeliz com o próprio trabalho dela, ou com a vida mesmo.

O que diz o Google?

Fui ao Google pesquisar e eis o que encontrei por lá:

significado de influencia

No significado 1 você tem “ação ou efeito de influir”. Ao ler o 2, encontramos “ação de um agente físico sobre alguém ou alguma coisa, suscitando-lhe modificações”.

Pra nós, e pra tudo o que eu trato aqui no ​andregibran.com, a definição mais interessante é a número 3:

3.poder de produzir um efeito sobre os seres ou sobre as coisas“.

Então, meu amigo, se você parar pra pensar um pouco, vai perceber o quanto é importante entender sobre esse assunto!

Você é influenciado o dia todo!

Por acaso não é verdade que você é influenciado o dia todo? O dia todinho que Deus deu, desde a hora que você acorda, você está sendo influenciado. E tem gente que fica brava comigo quando eu falo isso. “Eu não sou influenciado por ninguém não!” – já ouvi algumas vezes! Pobre pessoa ingênua!

Meu amigo, não estou dizendo que você é um joguete na mão dos outros não! Alguém que é feito de gato e sapato pelas pessoas. O que estou afirmando, isso sim, é que você precisa saber que tudo o que existe exerce influência sobre você, seu estado mental e emocional, e isso leva você a executar ações diversas.

Vamos dar uma olhada na definição número 2 da palavra influência:

2. ação de um agente físico sobre alguém ou alguma coisa, suscitando-lhe modificações.

Veja, de acordo com essa definição, para que haja influência é necessário que haja modificação. Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é facilitar as coisas. Então vamos facilitar esse conceito de influência pra você, de uma forma simples, atavés da seguinte fórmula que criei:

formula da influencia influenciador influenciado

Toda comunicação gera influência.

INFLUENCIADOR age sobre INFLUENCIADO provocando MUDANÇA

Antes que você vá embora e pare de ler por achar tudo isso muito chato, deixa eu te mostrar logo como tudo isso se aplica no seu dia-a-dia.

Você acordou cedo pra ir trabalhar. Levantou da cama com sono e com frio, louco pra entrar logo no chuveiro quente. Você dormiu bem, então está com uma boa sensação sobre como será o seu dia. Porém, antes de chegar ao banheiro para o seu aguardado banho quente, você dá uma bela topada no pé da cama, daquelas que dão a impressão de que seu dedinho acabou de quebrar! “Filha da p…!!!” – você grita pra dentro, pra não acordar mais ninguém… O dia que estava começando bem já não parece tão bom assim…

Percebeu a influência em acão? Vamos analisar:

Você acordou cedo com sono e com frio mas estava num bom estado mental. Tinha a sensação de que o seu dia seria bom. A seguir, surge o influenciador, ou seja, o pé da cama combinado com a sua falta de cuidado e falta de percepção, e acontece a maldita topada! Você grita um palavrão pra dentro e faz aquela cara de dor misturada com irritação. Seu estado mental se altera e você começa o dia irritado.

Veja como você passou de um começo de dia com uma boa sensação para outro, completamente diferente, irritado.

De acordo com a fórmula, nessa situação temos:

  • Influenciador: pé da cama, sua falta de percepção/cuidado
  • Influenciado: você
  • Mudança: seu humor/estado mental

Começou a perceber como as coisas podem infuenciar você? E as pessoas também podem. Vamos ver um exemplo:

Você está na fila de um restaurante por quilo morrendo de fome. Aos poucos a fila vai diminuindo. Quando já está chegando perto daquele momento em que você vai pegar seu prato, um cara de uns 20 e poucos anos se aproxima e se enfia na sua frente devagarzinho, como quem não quer nada, e pega um prato na sua frente. Como você se sente? Será que o fato de um folgado ter furado fila na sua frente influencia você de alguma forma?

Falando por mim, se isso acontece comigo eu com certeza ficaria p… da vida, e com certeza ia no mínimo dizer: “Amigão, a fila é lá atrás!”. Neste caso:

  • Influenciador: cara folgado
  • Influenciado: você
  • Mudança: seu humor/estado mental

Feito! Você acaba de ser influenciado por uma pessoa!

Tá vendo como isso acontece o tempo todo?

Tudo o que acontece ao seu redor muda você. E se algo ou alguém muda você, você está sendo influenciado por esse algo ou alguém!

Toda comunicação gera influência

Outra coisa que você tem que saber é que toda comunicação gera influência. Mesmo se for não-verbal!

Explico: se eu passar por você na rua e der um largo sorriso pra você, mesmo sem te conhecer eu vou te influenciar.

Será mesmo? Vamos analisar:

O que acontece quando um desconhecido sorri pra você na rua?
Provavelmente primeiro você vai buscar na memória alguma recordação visual do rosto da pessoa, pra ver se a conhece. Neste primeiro momento
já houve influência. O sorriso da pessoa influenciou você a acessar sua memória visual. Depois, se não se lembrar da pessoa, você vai ficar
fazendo conjecturas sobre o porquê de ela ter sorrido pra você. Será que estava te paquerando? Será que achou que te conhecia? Será que te
conhecia mesmo e você que não se lembrou? Ou será que estava rindo de você? Meus Deus, será que seu rosto está sujo, será que seu olho está com uma remela enorme e nojenta???

Tá bom, talvez seus pensamentos não te levem tão longe assim, mas esse é um exemplo do que acontece quando um estranho que você nunca viu na vida sorri pra você na rua.

Logo, houve uma comunicação não-verbal (sorriso) que agiu como influenciador. O influenciado foi você e a modificação aconteceu no seu
cérebro, enquanto buscava se lembrar da pessoa ou descobrir porque raios ela estava sorrindo pra você.
Então temos mais uma verdade aqui:

Toda comunicação gera influência.

Se você considerar isso, não faz sentido o fato de que sua mãe falava pra você tomar cuidado com as amizades? Pois é! rsrs!

Resumo Rápido

Então bora dar uma olhada no que você aprendeu hoje:

Influência é:

  • o poder de modificar alguém ou alguma coisa

Também aprendeu que pra que haja influência, são necessários 3 fatores:

  • INFLUENCIADOR, INFLUENCIADO E MODIFICAÇÃO

E por fim, você aprendeu as duas verdades da influência:

Tudo o que acontece ao seu redor muda você. E se algo ou alguém muda você, você está sendo influenciado por esse algo ou alguém!

e…

Toda comunicação gera influência.

 Conclusão

Espero que a leitura deste artigo tenha influenciado você a prestar mais atenção às influências do dia-a-dia. O objetivo é que você descubra um mundo novo que antes não percebia! Preste atenção a tudo e todos. E veja a influência em ação!

Abraço!

Follow

About the Author

Multi-Empreendedor Digital desde 2013, apaixonado em ajudar através da internet, servo de Deus, viciado em progresso e positividade. Há muito tempo percebi o poder da comunicação, e desde os 14 anos leio e aprendo sobre esse assunto, e agora compartilho aqui com carinho pra você!

  • Erivelton disse:

    Gostei muito . Me ajudou muito v

  • Natália disse:

    Pode me dizer a data que escreveu este artigo para que eu possa cita-lo ?

  • Ivia Oliveira disse:

    Excelente. Simples, objetivo e muito explicativo. Exemplos da rotina que tornam a compreensão mais rápida. PARABÉNS André.

  • >