Pra que estudar linguagem corporal?

By André Gibran | Linguagem Corporal

estudar-linguagem-corporal

​Meus primeiros livros...

Linguagem corporal é um assunto que eu gosto demais desde que eu era adolescente. Eu era um carinha magrelo muito tímido entre os meus 13 e 17 anos, e acho que essa era uma das razões pra eu me interessar por esse assunto desde cedo: eu queria saber mais sobre as pessoas, seus segredos, o que fazia as pessoas agirem do jeito que agiam. De certa forma isso me fazia sentir um pouco mais poderoso.

Já mencionei que eu era tímido? Ah sim, já falei! Mas esqueci de dizer que eu tinha muitas espinhas no rosto! E pode ter certeza que isso também contribuía muito pra aumentar minha timidez. E um adolescente tímido e espinhento é uma coisa de dar dó! 

livro-o-corpo-fala

Então eu comecei a estudar linguagem corporal. O primeiro livro que comprei sobre o assunto foi o livro "O Corpo Fala".

​É um livro gostoso de ler, até porque tem muitas figuras. Pra um adolescente, foi ótimo, e eu aprendi bastante com ele. Até hoje consulto e acho show as figurinhas do livro.

o-corpo-fala-aberto

​Depois comprei um livro que eu até hoje julgo fantástico. Um livro escrito por uma analista de pessoas que atua na escolha dos jurados em tribunais americanos.

​Não sei se você sabe como funciona, mas tanto a parte que defende quando a parte que acusa o réu, ambas tem a sua disposição algumas escolhas de jurados. Se tiver curiosidade, neste vídeo o professor criminalista Marlon Ricardo explica como funciona isso no Brasil.

​Então, eu dizia, a autora do livro que comprei é perita neste assunto. O nome dela é Jo-Ellan Dimitrius, e o livro que ela escreveu se chama Decifrar Pessoas.

livro-decifrar-pessoas
jo-ellan-dimitrius-livro-o-corpo-fala

​Esse livro foi fantástico também. E entra mais profundamente no assunto "análise de pessoas" em relação ao primeiro livro que comentei.

​Afinal, pra que estudar isso?

​Na verdade eu fico me perguntando porque diabos nunca estudamos isso na escola. Por que a gente não aprende isso em casa?

​Estudar linguagem corporal, micro expressões faciais, análise de comportamento, enfim, deveria ser algo normal. Afinal, eu e você estamos rodeados de pessoas. Nós tanto influenciamos essas pessoas com nosso comportamento, como elas também nos influenciam.

​Toda comunicação gera influência. E a comunicação não-verbal é responsável por mais de 90% da nossa comunicação! Mais de 90%!

​Logo, se você não entende desse assunto, você anda se comunicando mal! Será que você está passando a impressão certa para o seu chefe, ou seus colaboradores, ou seu namorado, sua esposa, seus amigos, enfim?

Meu amigo que era assaltado...

​Eu tinha um amigo que vivia sendo assaltado. Ele andava pelas mesmas ruas que eu, tomava o mesmo ônibus e frequentava os mesmos lugares. Mas por alguma razão ele era sempre assaltado e eu não!

​Ao prestar atenção à postura que ele mantinha ao andar, saquei todo o problema: ele andava curvado, meio corcunda, uma postura que acaba passando a impressão de fraqueza, cansaço.

​Desse jeito, claro que ele era assaltado com frequência! Era a postura da vítima perfeita!

​Estudar linguagem corporal e aprender a analisar comportamentos serve pra você:

  • Relacionar-se melhor com as pessoas, passando a impressão que quer passar e não uma impressão errada;
  • Entender melhor as pessoas, sabendo exatamente o que elas estão sentindo e planejando​;
  • Convencer as pessoas e traze-las pro seu ponto de vista;
  • Ajudar amigos e familiares que não estejam bem, mas que tentam passar essa imagem através das palavras;
  • Identificar mentiras e não ser enganado.

​Estudar linguagem corporal e comportamento humano vai te dar super poderes, tanto na sua vida pessoal quanto profissional.

Continue acompanhando os conteúdos aqui do site andregibran.com pra aprender mais sobre isso!

Abraço!

Follow

About the Author

Multi-Empreendedor Digital desde 2013, apaixonado em ajudar através da internet, servo de Deus, viciado em progresso e positividade. Há muito tempo percebi o poder da comunicação, e desde os 14 anos leio e aprendo sobre esse assunto, e agora compartilho aqui com carinho pra você!

  • André treinador e amigo, amo me comunicar com as pessoas e confesso que não tenho muita dificuldade mas preciso melhorar mais e aumentar a auto estima. Vou adorar aprender mais para poder interagir melhor com as pessoas e comigo mesma.

  • Rosalvi Silva disse:

    Amigo André, excelente artigo, e é tudo que eu preciso, kkk de uma boa comunicação, oral e corporal também. Pra minha sorte estou no curso certo, o treinador certo.

  • >